Comissão Organizadora
Ana Comandulli
Doutora em Literatura Comparada pelo Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, com a tese António Feliciano de Castilho e a sua presença nas letras oitocentistas portuguesas: sociabilidade e difusão da escrita feminina. Mestre em Literatura Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro com a dissertação Memorial do desassossego: breve história da edição do “Livro do desassossego”, de Fernando Pessoa. Pesquisadora do Polo de Literaturas Luso-brasileiras do Real Gabinete Português de Leitura, onde participa de vários projetos de pesquisa e extensão. Investigadora colaboradora do Centro de Estudos Clássicos – CEC da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa-FLUL. Pós-doutorado sobre correspondência de Maria Peregrina de Sousa no CEC-FLUL, sob a orientação da professora Vanda Anastácio. Participa de diversos projetos de pesquisa no Brasil e em Portugal.
Angela Telles
Museóloga formada pelo Museu Histórico Nacional (1973) e historiadora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 1994). Mestre e doutora em História Social pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ). Desenvolveu projetos educativos e de pesquisa na Fundação Alexandre de Gusmão/PNUD entre 1995 e 2004, atuando no Museu Histórico e Diplomático e no Centro de História e Documentação Diplomática. Foi professora dos cursos de Relações Internacionais e História da Universidade Estácio de Sá entre 2004 e 2021. É membro do Conselho Regional de Museologia (COREM), do Conselho Internacional de Museus (ICOM) e do Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro (IHGRJ). Atualmente, exerce o cargo de diretora vice-presidente da Biblioteca do Real Gabinete Português de Leitura e integra o Polo de Pesquisa Luso-brasileiras da mesma instituição. Autora de Grandjean de Montigny: da Arquitetura Revolucionária à Civilização nos Trópicos, RJ: Arquivo Nacional, 2008 (Prêmio d. João VI de pesquisa – 2007); Desenhando a nação: revistas ilustradas do Rio de Janeiro e Buenos Aires nas décadas de 1860-1870, Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), 2010.
Claudia Amorim
Professora Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando na Graduação e na Pós-Graduação (Lato e Stricto Sensu), principalmente com os seguintes temas: literatura portuguesa contemporânea, literaturas africanas contemporâneas em língua portuguesa, literatura comparada e diálogos entre literaturas e outras artes. Estuda especialmente a ficção de António Lobo Antunes, José Saramago, Lídia Jorge, Djaimilia Pereira de Almeida, entre outros. Tem artigos publicados em periódicos nacionais e estrangeiros. Atualmente, investiga com bolsa Prociência FAPERJ a ficção portuguesa de fins do século XX e início do século XXI sob a temática do colonialismo/pós-colonialismo.
Elisabeth Martini
.
Monica Fagundes
.
Monica Xexéo
.
Oscar José Neto
Doutor em Literatura Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da Universidade Federal Fluminense (2025). É membro do Polo de Pesquisas Luso-Brasileiras (PPLB) e atua como professor de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME/RJ).